Qual a diferença entre Nutricionista e Nutrólogo?

Qual a diferença entre Nutricionista e Nutrólogo?

Nutricionista e Nutrólogo: muitos pacientes ficam em dúvida sobre qual é a diferença entre o Nutricionista e o Nutrólogo e, apesar de ambos serem sempre muito importantes para a saúde nutricional da população, seus papéis são bastante distintos.

O nutricionista

O nutricionista é profissional formado em Nutrição, uma graduação de 5 anos totalmente voltada para a alimentação, para a qualidade e segurança dos alimentos e necessidades nutricionais de pessoas saudáveis e enfermos. Ao longo do curso de Nutrição o profissional obtém conhecimentos sobre anatomia, fisiologia, bioquímica dos alimentos, terapia nutricional, endocrinologia e síndromes metabólicas, interações medicamentosas em droga-nutriente, entre outras cadeiras indispensáveis para o exercício da profissão. Ao fim do curso, o estudante também possui estágio obrigatório, tendo que atuar na prática da Nutrição antes de se tornar realmente um nutricionista, além de precisar apresentar um trabalho final de curso para atestar os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação.

O nutricionista apesar de estudar todas as áreas da nutrição ao longo da graduação também pode se especializar e se aprofundar ainda mais em uma área de maior interesse, como nutrição materno-infantil, prescrição de fitoterápicos, nutrição clínica, nutrição esportiva, nutrição estética, ortomolecular e obesidade. Geralmente, o nutricionista especializado estuda por mais 2 anos para obter o título de pós-graduação, somando ao menos 7 anos de estudo acadêmico voltado exclusivamente para orientação nutricional e entendimento das necessidades humanas em relação à alimentação.

O primeiro curso de Nutrição no Brasil surgiu em 1939, formando Firmina Santana como a primeira nutricionista do Brasil e a Lei nº 8.234/1991 declarou que a prescrição de dietas e a assistência nutricional são atividades privativas dos nutricionistas, ou seja, podendo ser exercidas exclusivamente pelos formados em Nutrição. Além disso, diferente do que muitos acreditam, o Nutricionista especializado em Fitoterapia também pode prescrever medicamentos produzidos exclusivamente com plantas medicinais, tanto de maneira manipulada quanto industrializada.

Portanto, o nutricionista é um profissional apto a orientar nutricionalmente, realizar exames antropométricos e de composição corporal, diagnosticar e tratar doenças nutricionais como obesidade, raquitismo, escorbuto, diabetes tipo 2, hipertensão e anemias, prescrever dietas com exclusividade e prescrever remédios fitoterápicos quando especializado na área.

O nutrólogo

O nutrólogo é o profissional que se formou em medicina e se especializou em nutrologia. Isso significa que durante a graduação, que dura 6 anos, seu estudo foi generalista, abordando disciplinas como anatomia, fisiologia, bioquímica, psiquiatria, cirurgia, ginecologia e endocrinologia. O curso de medicina não prevê cadeiras voltadas exclusivamente para nutrição ou nutrologia, sendo essa uma expertise adquirida através da especialização. O médico formado está apto a desempenhar atividades médicas generalistas, o que não inclui prescrição de dietas, já que essa é uma atividade privativa do nutricionista. As atividades médicas, entretanto, incluem diagnóstico de doenças – incluindo as nutricionais – e a prescrição de medicamentos que utilizam substâncias sintéticas além das naturais e provindas de plantas.

Após a formação em medicina, o médico pode se especializar em Nutrologia. A especialização em Nutrologia dura aproximadamente 2 anos e foi reconhecida somente em 1978, quase 40 anos após o surgimento da Nutrição. Por ser uma área mais recente, inclusive, muitos cursos e especializações na área contam com cadeiras ministradas por nutricionistas. Na especialização em Nutrologia não há, como em Nutrição, o estudo focado em infantil, esporte, estética ou obesidade e, além disso, o nutrólogo não aprende profundamente como realizar cálculos energéticos, de macronutrientes ou dietas, já que essa função cabe ao nutricionista. Além disso, para ser reconhecido como Nutrologista, assim como em qualquer outra especialização médica, o profissional deverá obter o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), através de prova de título ou realização de residência médica. 

O médico especialista em Nutrologia além de poder diagnosticar doenças nutricionais, assim como o nutricionista, possui o papel de incentivar o paciente a fazer um acompanhamento periódico do seu estado nutricional e educar sobre os benefícios e malefícios de determinadas substâncias. Apesar do Nutrólogo não estar apto para prescrever dietas, ele é apto para prescrever medicamentos que utilizem substâncias sintéticas e matérias-primas diferentes de plantas medicinais.

Dúvidas comuns sobre a diferença entre Nutrólogo e Nutricionista:


Qual melhor para emagrecer: nutricionista ou nutrólogo? Qual profissional eu devo procurar?

Se você busca o emagrecimento através de uma dieta saudável, visando não só a redução do peso como a manutenção da qualidade de vida, você deve procurar um nutricionista, já que ele é o único apto a prescrever dietas. Além disso, caso seja necessária interferência medicamentosa, ele poderá prescrever fitoterápicos, que são produzidos exclusivamente insumos naturais. Porém, se você busca tratamentos utilizando drogas sintéticas, que muitas vezes alcançam resultados mais rápidos sem necessariamente mantê-los, você deve procurar o Nutrologista, pois esse tipo de prescrição é uma atividade privativa médica.

Qual o melhor profissional para hipertrofia?

Se o seu objetivo for a hipertrofia, é importante que busque um atendimento multidisciplinar, pois enquanto somente o nutricionista está apto a prescrever dietas, inclusive ortomolecular, somente o médico poderá identificar e receitas a necessidade de administração de hormônios e drogas sintéticas.

Qual o melhor profissional para diagnosticar doenças nutricionais?

Apesar do nutricionista ter em média um tempo de estudo maior focado em aspectos nutricionais do que o nutrólogo, ambos estão aptos a diagnosticarem e tratarem, cada um com as suas ferramentas, doenças nutricionais.

É melhor ir no nutrólogo ou nutricionista?

Depende de quais são os seus objetivos, necessidades e da abordagem que gostaria de ter no seu atendimento e no seu tratamento. Apesar de ambos atuarem em atendimento nutricional, as atividades privativas de cada um determina a forma de abordagem e da capacidade de atuação.

Autor

  • Nathália Vieira

    Futura Nutricionista na Barra da Tijuca, pós-graduanda em Nutrição Esportiva e Obesidade (USP), especialista em Marketing e Design Digital (ESPM), Gestão em Saúde (UA) e Neurociências e Psicologia Aplicada (Mackenzie), com MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial com foco em Gestão de Pessoas e Saúde Mental (UFRJ) e MBA em Digital Business com foco em Teleconsulta e Experiência do Paciente (USP).

    View all posts

Categories:

Tagged:

Comments are closed

Categorias

× Como posso te ajudar?